Histórico - Mostras

 

2000

Mostra Documental I
Parceria CINUSP Mostras paralelas aos Seminários com cerca de 30 filmes documentais, nacionais e internacionais, entre longas e curtas.

**********

2001

Mostra Documental II


Parceria CINUSP Mostras paralelas aos Seminários com cerca de 30 filmes documentais, nacionais e internacionais, entre longas e curtas.

**********

A História Através do Cinema

Parceria SESC SP Direcionada para alunos do ensino médio das redes pública e privada, a mostra exibiu oito filmes em vídeo, entre eles “A Guerra do Fogo”, de Jean-Jacques Annaud (1981) e “A Vida de Brian” (1979), do grupo inglês Monty Phyton, enfocando vários períodos históricos. Após as sessões aconteceram debates mediados por profissionais do audiovisual e também pelos próprios professores das turmas convidadas, incentivando a continuidade do projeto em sala de aula. Com coordenação pedagógica de Leandro Saraiva, Maurício Cardoso e Newton Cannito, da Educine, a mostra foi realizada em 2001, pelo Sesc São Paulo.

**********

Cinema Britânico - Conexões com a Televisão
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil Realizada em 2001 pelo CCBB, com produção da Educine, em parceria com a Cultura Inglesa, sob curadoria do pesquisador Mauro Baptista, reuniu dez filmes em película, além de três minisséries, três telefilmes e outras três peças para TV. A mostra homenageou Dennis Potter, considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Além das exibições, aconteceram debates e conferências com presenças do pesquisador Laurindo Leal Filho e do presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima.

**********

I Encontro Internacional de Televisão
Parceria Instituto de Estudos da Televisão – RJ A Educine atua também como parceira do Instituto de Estudos de Televisão, organização sem fins lucrativos, voltada ao estudo e aprimoramento da atividade televisiva no Brasil. Com temas polêmicos e convidados ilustres, reuniu 500 inscritos em outubro de 2001, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. O evento marcou o início dos trabalhos em parceria com o Instituto de Estudos de Televisão, que tem como objetivo aproximar quem pensa e quem faz TV. A programação foi composta de sete mesas, cada uma com cerca de quatro profissionais ligados à área, como o ator e apresentador Antonio Abujamra, e o editor-chefe do Jornal da Record, Boris Casoy, além dos principais executivos das redes brasileiras. Um dos momentos memoráveis foi o debate “Roupa Suja se Lava na TV”, com a acalorada discussão entre os apresentadores Carlos Massa, o Ratinho, e Cazé Peçanha.

**********

2002
Diretores Brasileiros: João Batista de Andrade
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil Essa retrospectiva, realizada em 2002, no Centro Cultural Banco do Brasil, contou com a curadoria e edição do catálogo desenvolvidos pela Educine. Considerado pelo crítico do jornal “O Estado de São Paulo” como um dos melhores catálogos já feitos sobre cinema brasileiro, reuniu pela primeira vez a eclética obra do diretor. Além da exibição de “Greve” (1979), “O Homem que Virou Suco” (1979) e antológicos programas para o “Globo Repórter” dos anos 70, entre vários outros trabalhos, o evento abrigou uma série de debates com pesquisadores e sessão com a presença de Andrade autografando seus livros.

**********

"Encontros com a Televisão Brasileira - Autores Televisivos"
Parcerias Centro Cultural Banco do Brasil – CINUSP Paulo Emílio Esse evento, idealizado pelo Instituto de Estudos de Televisão e produzido pela Educine, aconteceu em 2002, em São Paulo, oferecendo uma oportunidade rara de pensar e discutir a televisão brasileira. Foram debatidos os trabalhos dos autores Walcyr Carrasco (“O Cravo e a Rosa”), Maria Adelaide Amaral (“A Casa das Sete Mulheres”), Carlos Lombardi (“O Quinto dos Infernos”), Jorge Furtado (“Comédia da Vida Privada”) e Lauro César Muniz (“Chiquinha Gonzaga”), bem como a obra clássica de Janete Clair (“O Astro”), Walter George Durst (“Rabo de Saia”), Oduvaldo Vianna Filho (“A Grande Família”) e Bráulio Pedroso (“Amizade Colorida”). Entre os debatedores estiveram os atores Tony Ramos, Lima Duarte, Bete Mendes, Milton Gonçalves e Paulo José, além dos pesquisadores Esther Hamburger e Thelma Guedes. Realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil com co-realização do Cinusp Paulo Emílio, teve entrada franca e reuniu um público diário de cerca de 85 pessoas ao longo das duas semanas do evento.

**********

2003
Diretores Brasileiros: Antonio Calmon
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil A Educine realizou a curadoria e fez a edição do catálogo da Retrospectiva Antonio Calmon que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil em abril de 2003. O evento foi a maior mostra retrospectiva do cineasta e além dos filmes e programas televisivos, contou com mesas de debates que reuniram nomes como: Daniel Filho, Marçal Aquino, Álvaro Ramos.

**********

Diretores Brasileiros: Eduardo Coutinho
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil A Educine realizou a curadoria e fez a edição do catálogo da Retrospectiva Eduardo Coutinho que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil em outubro de 2003. O evento foi a maior mostra retrospectiva do cineasta e além dos filmes e programas televisivos, contou com mesas de debates que reuniram nomes como: Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet, Consuelo Lins, Henri Gervaiseau, Regina Novaes.

**********

II Encontro Internacional de Televisão
Parceria Instituto de Estudos de Televisão - RJ Impulsionado pelo sucesso do I Encontro, o II Encontro Internacional de Televisão, reunirá mais uma vez especialistas nacionais e internacionais da matéria em torno de questões essenciais para a compreensão e o aprimoramento da televisão contemporânea.

**********

2004
Retrospectiva Cacá Diegues – Uma Utopia Chamada Brasil
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil A Educine realizou a curadoria e a produção do evento sobre o cineasta Cacá Diegues. A retrospectiva foi a maior realizada incluindo curtas e longas, documentários para a televisão e videoclipe. Os debates trouxeram além do próprio cineastas nomes como: Arnaldo Jabor, João Ubaldo Ribeiro, José Wilker, entre outros.

**********

Diretores Brasileiros: Domingos Oliveira
Parceria Centro Cultural Banco do Brasil A Educine realizou a curadoria e fez a edição do catálogo da Retrospectiva Domingos Oliveira que contou com a presença do próprio diretor e ainda a pré-estréia do então inédito “Feminices”.