Histórico - 2001

 

Seminário de Roteiro Audiovisual

Realizado entre 02/04 e 12/05 de 2001 no Centro Universitário Maria Antonia e no CINUSP (Cinema da USP)
Realização: CINUSP / EDUCINE
Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Dora Mourão
Coordenação Pedagógica: Newton Cannito

Sinopse:
O Seminário de Roteiro Audiovisual, busca capacitar o aluno para elaborar roteiros de filmes ficcionais de curta e longa duração.
As palestras são na verdade um debate aonde todos os alunos participam e podem esclarecer suas dúvidas com os profissionais da área.
 
Palestrantes Convidados:
José Roberto Torero - Escritor, diretor e roteirista. Pequeno Dicionário Amoroso, Amor!, Canal 100, Uma História de Futebol (Filme concorrente ao Oscar de melhor curta metragem).
Fernando Bonassi - Escritor, diretor e roteirista. Estação Carandiru, O Trabalho dos Homens, Faça Você Mesmo.Fernando Meirelles, diretor. As Domésticas, O Menino Maluquinho II.
 
 
**********
 

Seminário de Direção e Produção

Realizado entre 14/05 a 11/06 de 2001 no Centro Universitário Maria Antonia e no CINUSP (Cinema da USP)
Realização: CINUSP / EDUCINE
Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Dora Mourão
Coordenação Pedagógica: Newton Cannito
 
Sinopse:
O Seminário de Direção e Produção busca capacitar o aluno a conceber projetos de direção e produção audiovisual.
O objetivo é que cada aluno compreenda as relações entre o modo de produção, os recursos e a tecnologia a serem utilizadas, explorando as possibilidades da direção cinematográfica.
 
Palestrantes Convidados:
Sérgio Bianchi - Diretor, roteirista. Cronicamente Inviável, Mato Eles?, Romance, Causa Secreta.
Tata Amaral - Diretora. Um Céu de Estrelas, Através da Janela.
 

 
**********
 

Cinema e História

Realizado entre 07/07 a 21/07 de 2001 no Centro Universitário Maria Antonia e no CINUSP (Cinema da USP)
Realização: CINUSP / EDUCINE
Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Dora Mourão
Coordenação Pedagógica: Mauricio Cardoso
 
Sinopse:
O Curso tem por finalidade desenvolver um conjunto de reflexões sobre as diversas interferências entre o conhecimento histórico e a produção cinematográfica.
A cada encontro serão apresentadas diferentes possibilidades de interpretação e de abordagem de filmes históricos, tendo em vista os fundamentos da historiografia contemporânea e as metodologias de análise cinematográfica.
O Curso pretende, sistematizar uma "leitura analítica" do filme, indicando caminhos metodológicos para compreensão dos vários tempos históricos presentes na tessitura narrativa e na construção da imagem.

Desenvolvimento e Cronograma:
Apresentação teórica dos temas / Exibição e análise de trechos de filmes / Debates com a classe / Esquematização em transparências / Roteiro do Encontro em tópicos

Apresentação - Versões Cinematográficas da História:
Várias versões sobre o mesmo processo histórico, utilizando como exemplo os filmes sobre a vida de Jesus. Além disso, um panorama geral das relações entre cinema e história, utilizando-se exemplos variados que problematizem o tema. Este primeiro encontro

Linguagem Cinematoográfica e Princípios Narrativos:
Orientações gerais de Macroanálise, tendo em vista possibilidades concretas de interpretação. Neste encontro a ênfase será metodológica, embora não seja específica para o trato pedagógico. Os trechos de filmes devem ser escolhidos a partir dos tópicos abordados. Além disso, será apresentado algumas análises macroestruturais de filmes bastante conhecidos.

A Mesma Visão da História em Diferentes Contextos:
Desenvolver uma análise do modelo hollywoodiano clássico através do padrão Disney ou do filme Forest Gump. Neste encontro, será apresentado a ausência de reflexão histórica em filmes de caráter histórico, isto é, filmes tão marcados pelos referenciais ideológicos atuais que obscurecem a compreensão de processos pretéritos.

Várias Versões Sobre o Mesmo Processo Histórico:
Análise de filmes sobre o regime militar e a guerrilha, tendo em vista a compreensão de diferentes representações fílmica sobre o mesmo tema. Será exibido trechos de O que é isso Companheiro?, Lamarca,

História Temática: Relações de Trabalho:
Análise de um único tema em vários filmes de diferentes épocas. O eixo do encontro problematiza as relações de trabalho e analisa trechos de filmes que tratam do assunto: Tempos Modernos, Metrópolis e A Classe Operária vai ao paraíso.

Alegorias na História:
Análise de Terra em transe e outros filmes do chamado cinema moderno, tendo como eixo o conceito de Alegoria. Neste último encontro, será apresentado uma introdução a análises mais sofisticadas que exigem bibliografia e debruçamento sobre o tema.